Vidro temperado - Ficha técnica

Quando a segurança é a sua maior prioridade

O que é o vidro temperado?

O vidro temperado é um vidro de segurança que é submetido a um tratamento térmico. O seu aquecimento a altas temperaturas (cerca de 650ºC/700ºC) e o posterior arrefecimento brusco conferem-lhe um aumento da sua resistência mecânica e térmica. Ao quebrar, estilhaça em pequenos fragmentos não cortantes, reduzindo, assim, o risco de acidentes.

Características do vidro temperado

Após a tempera, não é possível aplicar qualquer alteração a este tipo de vidro, pelo que, p.ex., furos e arestas terão que ser executados antes do tratamento térmico. Por sua vez,  pode ser laminado ou, ainda, incorporado no vidro duplo. A crescente introdução do vidro na construção civil como elemento estruturante tem potenciado a utilização de vidro temperado-laminado pelo excelente ganho de segurança e resistência que esta combinação permite obter.

O vidro temperado mais utilizado é o incolor, extra-claro e fosco. Contudo, praticamente todos os outros tipos de vidro podem ser submetidos ao processo de tempera – vidro vitrificado, vidro impresso, vidro float.

Acabamento Incolor/Fosco:
Espessuras: 4mm / 5mm / 6mm / 8mm / 10mm / 12mm / 15mm / 19mm

Acabamento Extra-claro:
Espessuras: 4mm / 5mm / 6mm / 8mm / 10mm / 12mm / 15mm / 19mm

Principais aplicações

Fachadas
Janelas
Guardas de duche
Mobiliário